Antes de começarmos por aqui, eu poderia sugerir que a sua leitura fosse feita ao som de algumas canções que diz muito sobre a pessoa que eu me tornei (AQUI)
Agora vamos lá!
"Você sempre foi uma criança como as outras”, pelo menos era isso que tentavam meter na minha cabeça quando comecei na pré-escola. Mas como poderia ser igual a todos sendo muito mais gordinha que a média e para ajudar era muito mais alta também? Ou seja, não me encaixava na maioria dos grupinhos daquele tempo.
Agora vamos lá!
"Você sempre foi uma criança como as outras”, pelo menos era isso que tentavam meter na minha cabeça quando comecei na pré-escola. Mas como poderia ser igual a todos sendo muito mais gordinha que a média e para ajudar era muito mais alta também? Ou seja, não me encaixava na maioria dos grupinhos daquele tempo.
![]() |
| 6 anos de idade |
Você
começa a escola um pouco retraída e sem nenhum grande amigo e, de novo, tenta
se encaixar no que a maioria julga ser normal. Mas poucos te notam, poucos
percebem que você também curte aquela banda pop, que tem boas ideias, que faz
boas piadas.
Bom,
essa criança foi quem eu me permiti ser durante vários anos da minha vida,
sendo rejeitada pelo corpo maior do que o das outras meninas, sendo ignorada
pela maioria dos meninos que só tinham olhos para os padrões que eles foram
acostumados a achar "bonito". Uma criança sem personalidade definida,
sem autoestima, sem grandes expectativas para com a vida.
Tá
bom, vou te confessar que depois de algum tempo, essas coisas passaram a ser
"fúteis" demais para mim e merecer cada vez menos a minha atenção.
Não vou negar que eu engordei um pouco mais e que talvez tenha feito da comida
a minha válvula de escape. E não sei também em que dado momento passei a me
importar cada vez menos com a questão de o quão gordinha eu estava e a gostar
de mim, de quem eu realmente era, independente do meu corpo. Mas acredito que
esse tenha sido um processo gradativo, foi algo de dentro para fora.
![]() |
| 2005 Escola 6ª Série |
Acostumar-se
a quem você é torna as coisas mais fáceis e você consegue lidar melhor com as
piadinhas sobre: "Ser a gorda, baleia, saco de areia..." ou " o
balão ".
Sim,
eu não era mais aquele poço das lamentações e passei a confiar no meu
potencial, focar naquilo em que eu era realmente boa e acreditar que eu era
muito bela, independentemente do número da minha calça.
Fiz
amizades, mas confesso que nesse sentido fui muito seletiva. Talvez por isso as
conserve até hoje. Me tornei Bianca, a fortaleza em pessoa, que não se
importava mais se iam ou não me escolher para o time de handebol na aula de
educação física (até porque ficar correndo atrás de uma bola não era tão
excitante assim). E foquei naquilo em que eu, de fato, era boa, ser divertida,
animada, ter as ideias mais doidas e que incrivelmente davam certo para
conseguir o que quisesse.
Eu
não temia mais as opiniões divergentes à minha e defendia com unhas e dentes
minhas causas e aquilo que eu de fato acreditava. Essa Bianca forte conseguiu
realizar bastante proezas que aquela menininha da pré-escola sequer imaginava
ser possível. E se esforçou muito pra ser se não a melhor, mas uma das melhores
em tudo que fazia. Ela terminou o Ensino Médio, conseguiu uma bolsa de estudos
para o curso de Engenharia Elétrica, passou em um concurso do estado e passou a
ser funcionária pública na área da educação, comprou com seu suado dinheirinho
um carro, tinha alguns casos aqui e ali (o que pra mim sempre foram o
suficiente).
Talvez, nem todas meninas
exemplares que sempre faziam questão de esfregar a sua beleza física na minha
cara, tenham chegado onde eu cheguei. Muitas se casaram, outras tiveram filhos,
algumas outras simplesmente ainda andam por aí acreditando ser aquelas
"beldades" da época da escola.
Porém,
chega uma hora em que o passado volta e bate a sua porta, e você se vê meio sem
rumo sabe, é como se todas as suas conquistas não fizessem a menor diferença
pra você. Parece que tem uma parte da sua história que precisa ser resolvida.
Uma parte da sua vida que você por tanto tempo evitou lutar e deixou guardada
sem ser tocada está querendo sair e te enfrentar, um monstrinho dentro de mim
que eu evitava encarar e resolver.
Mas
Deus (sim... pois só ele é quem nos prepara para as nossas batalhas interiores)
sabe a hora certa das coisas e nos prepara para as maiores transformações da
nossa vida .
Eu
vou contar essa história para vocês, pois é tão magico o quanto eu fui
abençoada, presenteada e eu diria até
escolhida para passar o que eu passei, que eu precisava dividir com outras
pessoas.
Meu
ano de 2016 começou muito bem eu diria, pois acabava de concluir a faculdade e
me sentia pronta para enfrentar o mundo de uma mulher adulta. Participei com
todo o orgulho do mundo de um baile de formatura perfeito. Eu não poderia me
sentir melhor por essa conquista, pois eu lutei muito, dia após dia, passando
noites a fora fazendo trabalhos, fazendo cálculos. Eu de fato me empenhei para
ser uma das melhores e sinto que todo esse esforço valeu a pena .
Mas
passado algum tempo, a crise econômica
instalada no nosso país, ficava mais difícil a cada dia que passava
encontrar um emprego na minha área e eu fui ficando frustrada com isso.
Já
estávamos em Julho e muito pouca coisa havia mudado na minha vida, eu
continuava a trabalhar no meu emprego de antes, mas já não era mais feliz, eu
fazia entrevistas e parecia que os astros não ajudavam para que desse certo.
Enfim, eu estava entediada com a vida de comodidade que eu estava vivendo, eu
meio que não cabia mais naquela vida que eu estava levando, naquele estilo de
vida que eu estava praticando. Eu precisava novamente mudar !
Como
eu havia dito, por muito tempo o assunto obesidade ficava guardado num cantinho
do meu subconsciente e eu evitava mexer ali.
No
entanto, chega um momento em que você se olha no espelho e ja não se reconhece
mais. A balança mostra um peso e você não acredita ser possível que aqueles 3
grandes dígitos seja seu.
É
como se um choque de realidade batesse a minha porta e me mostrasse toda aquela
Bianca que eu evitei olhar durante anos. Aqueles 140,00 kg (sim esse foi o meu
auge em julho desse ano) que eu carregava, naquele momento não cabia mais em
mim.
Foi
então que na noite do dia 25 de Julho de 2016, eu tomei a decisão de mudar, de
cuidar do meu corpo que eu mutilei (com a comida) por anos tentando enganar a
mim, dizendo para o meu inconsciente que estava tudo certo e eu não me
importava. Essa situação precisava mudar, eu precisava encarar meus medos e
mostrar principalmente pra mim mesma que eu era capaz de me cuidar e reverter
essa situação.
Decidi
que mudaria meu cardápio, me alimentaria melhor e voltaria a me exercitar. E
pela primeira vez, eu cumpri com a minha decisão. Acordei no dia seguinte, fui
ao mercado comprei um monte de legumes, verduras e frutas (que eu sempre
gostei, mas não consumia por pura preguiça), me pesei novamente e voltei para
casa .
| 2012 Após meta Grupo Unicamp |
E
é nessa hora meu amigo que Deus dá aquela força e eu recebi uma ligação do
Grupo Pré Operatório Bariátrico da
Unicamp, me convidando a participar do grupo .
Para
esclarecer, eu havia em 2012 feito uma inscrição com o intuito de fazer a
cirurgia de redução de estomago, mas confesso que fui fazer mais por incentivo
da minha mãe do que por vontade própria. E no ano de 2013, fui convidada pela
primeira vez a participar, só que por falta de mais emprenho e maturidade
acabei pegando Meta (participávamos de encontros semanalmente com médicos
cirurgiões, nutricionistas, preparador físico e psicólogo. Também tínhamos como objetivo semanal a perda de
pelo menos 100gr do peso da semana anterior.
Após a perda de 10 % do peso, éramos encaminhados para a preparação da
cirurgia com exames e tal... até a realização da cirurgia. E o empate do peso
ou ganho resultava na saída do paciente do grupo, que só voltaria a participar
novamente desses encontros preparatórios se perdesse mais 10% da ultima pesagem
) e não esperava voltar mais .
Pois
é Brasil, estavam me convidando a começar do zero tudo outra vez e esse foi um
sinal de que se eu me empenhasse com todas as minhas garras, a minha vida
mudaria. E foi aí que eu comecei a minha batalha semanal com a balança, dessa
vez me empenhando mais, realizando mais exercícios, me alimentando corretamente
e principalmente nos horários corretos.
E
depois de dois meses, fui pra tão aguardada quinta-feira, comecei a realizar os
exames pré-operatórios e aguardar ser escolhida para a cirurgia. Todo esse
processo durou um mês, aquela sensação
de que talvez naquela semana eu pudesse ser a escolhida não me saia do coração.
Mas como nem tudo são flores, infelizmente, a perda de peso deveria ser maior
para poder ser escolhida. Dr Chain não aceitava menos de 1Kg por semana, mas
como nem todas as semanas são iguais, houve vezes em que essa expectativa não
era alcançada, mas graças a Deus, nunca houve perda inferior a 400g.
3 de Novembro, faltavam dois dias
para meu aniversário de 24 primaveras e já tinha até planejado uma comemoração
bem simples e o mais "saudável"
possível. Era uma quinta-feira e eu já sem esperanças de operar no mês
nesse mês, pois a cada semana, a perda de peso ía ficando mais difícil, o corpo
já não reage tão bem aos exercícios e a alimentação restrita e isso acaba
dificultando e muito essa perda.
O
médico, pontual como sempre, nos chama pra enfrentar a balança e com muita
felicidade menos 1,600 Kg nela essa semana. Ao todo, já foram 25 Kg eliminados e eu muito feliz
por essa semana ter dado tudo certo. Após a pesagem começa a reunião, onde o
médico calcula com o grupo o IMC e a perda de cada um, para depois tirar o nome de quem será o
sortudo da semana.
E,
logo de cara, meu nome IMC de 39,1 e o nome na lista de operados da semana.
"AI MEUS DEUS, COMO ASSIM??? EU,
EUZINHA ??? NÃO PODE SER VERDADE, ALGUÉM ME BELISCA, MENTIRA NÃO PRECISA...VAI
DOER".E junto com o meu nome, havia também de outras quatro pessoas que,
por coincidência do destino, eram meus amigos do grupo.
Fiquei
apreensiva a princípio, pois eram muitos nomes a serem operados e talvez não
houvesse salas para todos nós. Mas fiquei #plena e aquela manhã passou em um
piscar de olhos.
Depois
de agendar minha internação, restava-me aguardar a ligação do hospital
agendando o dia e horário em que daria entrada no hospital. Meus queridos, eram exatamente 19:00h da
mesma quinta-feira, quando recebi a tão esperada chamada com as instruções para
dar entrada na internação no dia seguinte.
![]() |
| Amigos de grupo e internação |
E
lá estava eu, no dia 04/11 às 07:00h em ponto, preparadíssima para a
internação. A ficha não tinha caído ainda e isso me assustava um pouco, tanto
que houve pouco tempo para fazer uma malinha básica para passar alguns dias por
lá e, como tudo feito às pressas não sai muito bem feito, esqueci algumas
coisinhas que meus familiares
gentilmente me levaram depois.
Passaram-se
3 dias e junto com eles meu aniversário (não que isso me agrade, pois estamos
envelhecendo), muita caminhada, alimentação regradíssima, muitas risadas e
descontração por parte dos meus companheiros e isso foi o que amenizou a minha
estadia no hospital e fez com que toda aquela situação se tornasse um pouco
mais suportável.
Na
segunda-feira, logo de manhã nos pesaram e graças ao nosso esforço, todos
haviam perdido peso e bastante, por sinal. Assim, estávamos aptos então à
realização da cirurgia.
Mas
como nada na nossa vida vem fácil, houveram algumas complicações nas cirurgias
anteriores a minha, o que acabou atrasando a equipe médica e não houve tempo de
realizar a minha naquele dia. Ou seja, eu e mais dois companheiros tivemos que
esperar mais dois dias, até a sonhada operação acontecer.
E
depois desses intermináveis dias, aconteceu o que eu por tanto tempo lutei
contra e, atualmente, sonhava tanto para acontecer. O procedimento aconteceu às
15:00h e foi um verdadeiro sucesso, graças a Deus não houve nenhuma
complicação. E se alguém se interessar em saber melhor como é o procedimento
adotado pelo hospital, essa matéria a seguir é muito interessante:
De
agora em diante, minha principal atenção era com a recuperação, que foi muito
tranquila por sinal, tive poucas dores e me mantive focada em caminhar, sempre
que possível. pra contribuir nesse processo.
![]() |
| 1º dia após a cirurgia...eu estava dormindo no caso |
Confesso
a vocês que no primeiro dia do pós-operatório, me bateu aquela incerteza quanto
a decisão de fazer a cirurgia, pois tudo era estranho pra mim, eu sequer havia
tomado um ponto em toda minha vida, quem dirá uma anestesia geral. E vou
declarar que por um momento questionei tudo. O importante foi que essas
incertezas passaram rápido e, a cada dia, reafirmo que foi a melhor escolha que
eu fiz na minha vida.
![]() |
| 8 dias após a cirurgia |
Bom,
pessoal, fazem alguns dias desde que eu saí do hospital e minha recuperação a
cada momento evolui mais, aos poucos estou me acostumando a essa nova vida. Eu
sei que haverá momentos em que não vai ser tão fácil quanto parece estar sendo,
mas também sinto que a cada dia que se passa, eu descubro uma nova Bianca
dentro de mim, mais feliz, mais otimista e muito mais confiante do que a Bianca
de um mês atrás. Confesso também que estou achando essa nova mulher muito mais
interessante que a do passado.
Esse
agora é apenas um novo começo na minha vida, muitas mudanças vão acontecer e eu
espero que aconteça mesmo, eu espero estar pronta pra passar por cada uma delas
com a mesma coragem que tenho agora escrevendo, enquanto compartilho com vocês
uma parte da minha vida que eu sempre fiz questão de de tê-la só pra mim.
Acho
que com as palavras que lhes trouxe hoje, muitos possam entender meus motivos,
alguns quem sabe talvez possam seguir e o restante apenas respeitar.
Só tenho a agradecer a toda equipe médica que me
atendeu, pois fui muito bem assistida e atendida durante toda a internação. E
gostaria de te dizer que, se assim como eu, você tem um sonho que para muita gente parece
inalcançável ou impossível... Corra atrás! Faça o seu melhor e, principalmente,
acredite no seu potencial e no quanto
você é capaz. A transformação, primeiramente, acontece na nossa cabeça e o
restante é apenas consequência das nossas escolhas.
Essa foi a minha história, e espero que vocês tenham gostado tanto quanto eu curti escreve-la, e voltarei logo logo com mais novidades e menos peso rsrs.
E que neste novo ano que logo mais se iniciará, a vida nos surpreenda positivamente mais uma vez. Agora para finalizar segue algumas fotos da minha trajetória com a obesidade até hoje.
E que neste novo ano que logo mais se iniciará, a vida nos surpreenda positivamente mais uma vez. Agora para finalizar segue algumas fotos da minha trajetória com a obesidade até hoje.
Beijos e até a próxima !
![]() |
| Colação de Grau 8ª Série |
![]() |
| Visita a Holambra |
![]() |
| Ultimo dia de aula Ensino Médio |
![]() |
| Colação de Grau Ensino Médio |
![]() |
| Formatura 3ª Ano |
![]() |
| Reencontro amigas da escola |
![]() |
| Faculdade laboratório |
![]() |
| Colação de Grau Faculdade |
![]() |
| Look Formatura Faculdade 2016 |
![]() |
| Baile de Formatura Faculdade Engenharia Elétrica |
![]() |
| Duas semanas antes de começar no grupo |
![]() |
| Algumas semanas depois |
![]() |
| Dia de caminhada |
![]() |
| 10/11/2016 Dia da cirurgia |
![]() |
| Técnica Bypass com corte |
![]() |
| Recuperação no hospital ainda |
Um mês de pós operatório
CONTINUA...
Produzido por:
Escrita: Bianca A Fonseca
Revisão: Thaís Tiemy Yamasali
Fotos: Arquivo pessoal























Nenhum comentário:
Postar um comentário