sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

BIANCA: " VIDA QUE ESCREVI" - MEU RELATO SOBRE A CIRURGIA BARIÁTRICA


Antes de começarmos por aqui, eu  poderia sugerir que a sua leitura fosse feita  ao som de algumas canções que diz muito sobre a pessoa que eu me tornei (AQUI)

Agora vamos lá!

"Você sempre foi uma criança como as outras”, pelo menos era isso que tentavam meter na minha cabeça quando comecei na pré-escola. Mas como poderia ser igual a todos sendo muito mais gordinha que a média e para ajudar era muito mais alta também? Ou seja, não me encaixava na maioria dos  grupinhos daquele tempo.
6 anos de idade
               Você começa a escola um pouco retraída e sem nenhum grande amigo e, de novo, tenta se encaixar no que a maioria julga ser normal. Mas poucos te notam, poucos percebem que você também curte aquela banda pop, que tem boas ideias, que faz boas piadas.
                Bom, essa criança foi quem eu me permiti ser durante vários anos da minha vida, sendo rejeitada pelo corpo maior do que o das outras meninas, sendo ignorada pela maioria dos meninos que só tinham olhos para os padrões que eles foram acostumados a achar "bonito". Uma criança sem personalidade definida, sem autoestima, sem grandes expectativas para com a vida.
                Tá bom, vou te confessar que depois de algum tempo, essas coisas passaram a ser "fúteis" demais para mim e merecer cada vez menos a minha atenção. Não vou negar que eu engordei um pouco mais e que talvez tenha feito da comida a minha válvula de escape. E não sei também em que dado momento passei a me importar cada vez menos com a questão de o quão gordinha eu estava e a gostar de mim, de quem eu realmente era, independente do meu corpo. Mas acredito que esse tenha sido um processo gradativo, foi algo de dentro para fora.
2005 Escola 6ª Série
                Acostumar-se a quem você é torna as coisas mais fáceis e você consegue lidar melhor com as piadinhas sobre: "Ser a gorda, baleia, saco de areia..." ou " o balão ".
                Sim, eu não era mais aquele poço das lamentações e passei a confiar no meu potencial, focar naquilo em que eu era realmente boa e acreditar que eu era muito bela, independentemente do número da minha calça.
                Fiz amizades, mas confesso que nesse sentido fui muito seletiva. Talvez por isso as conserve até hoje. Me tornei Bianca, a fortaleza em pessoa, que não se importava mais se iam ou não me escolher para o time de handebol na aula de educação física (até porque ficar correndo atrás de uma bola não era tão excitante assim). E foquei naquilo em que eu, de fato, era boa, ser divertida, animada, ter as ideias mais doidas e que incrivelmente davam certo para conseguir o que quisesse.
                Eu não temia mais as opiniões divergentes à minha e defendia com unhas e dentes minhas causas e aquilo que eu de fato acreditava. Essa Bianca forte conseguiu realizar bastante proezas que aquela menininha da pré-escola sequer imaginava ser possível. E se esforçou muito pra ser se não a melhor, mas uma das melhores em tudo que fazia. Ela terminou o Ensino Médio, conseguiu uma bolsa de estudos para o curso de Engenharia Elétrica, passou em um concurso do estado e passou a ser funcionária pública na área da educação, comprou com seu suado dinheirinho um carro, tinha alguns casos aqui e ali (o que pra mim sempre foram o suficiente).
                Talvez, nem todas meninas exemplares que sempre faziam questão de esfregar a sua beleza física na minha cara, tenham chegado onde eu cheguei. Muitas se casaram, outras tiveram filhos, algumas outras simplesmente ainda andam por aí acreditando ser aquelas "beldades" da época da escola.
                Porém, chega uma hora em que o passado volta e bate a sua porta, e você se vê meio sem rumo sabe, é como se todas as suas conquistas não fizessem a menor diferença pra você. Parece que tem uma parte da sua história que precisa ser resolvida. Uma parte da sua vida que você por tanto tempo evitou lutar e deixou guardada sem ser tocada está querendo sair e te enfrentar, um monstrinho dentro de mim que eu evitava encarar e resolver.
                Mas Deus (sim... pois só ele é quem nos prepara para as nossas batalhas interiores) sabe a hora certa das coisas e nos prepara para as maiores transformações da nossa vida .
                Eu vou contar essa história para vocês, pois é tão magico o quanto eu fui abençoada, presenteada e  eu diria até escolhida para passar o que eu passei, que eu precisava dividir com outras pessoas.
                Meu ano de 2016 começou muito bem eu diria, pois acabava de concluir a faculdade e me sentia pronta para enfrentar o mundo de uma mulher adulta. Participei com todo o orgulho do mundo de um baile de formatura perfeito. Eu não poderia me sentir melhor por essa conquista, pois eu lutei muito, dia após dia, passando noites a fora fazendo trabalhos, fazendo cálculos. Eu de fato me empenhei para ser uma das melhores e sinto que todo esse esforço valeu a pena .
                Mas passado algum tempo, a crise econômica  instalada no nosso país, ficava mais difícil a cada dia que passava encontrar um emprego na minha área e eu fui ficando frustrada com isso.
                Já estávamos em Julho e muito pouca coisa havia mudado na minha vida, eu continuava a trabalhar no meu emprego de antes, mas já não era mais feliz, eu fazia entrevistas e parecia que os astros não ajudavam para que desse certo. Enfim, eu estava entediada com a vida de comodidade que eu estava vivendo, eu meio que não cabia mais naquela vida que eu estava levando, naquele estilo de vida que eu estava praticando. Eu precisava novamente mudar !
                Como eu havia dito, por muito tempo o assunto obesidade ficava guardado num cantinho do meu subconsciente e eu evitava mexer ali.
                No entanto, chega um momento em que você se olha no espelho e ja não se reconhece mais. A balança mostra um peso e você não acredita ser possível que aqueles 3 grandes dígitos seja seu.
                É como se um choque de realidade batesse a minha porta e me mostrasse toda aquela Bianca que eu evitei olhar durante anos. Aqueles 140,00 kg (sim esse foi o meu auge em julho desse ano) que eu carregava, naquele momento não cabia mais em mim.
                Foi então que na noite do dia 25 de Julho de 2016, eu tomei a decisão de mudar, de cuidar do meu corpo que eu mutilei (com a comida) por anos tentando enganar a mim, dizendo para o meu inconsciente que estava tudo certo e eu não me importava. Essa situação precisava mudar, eu precisava encarar meus medos e mostrar principalmente pra mim mesma que eu era capaz de me cuidar e reverter essa situação.
                Decidi que mudaria meu cardápio, me alimentaria melhor e voltaria a me exercitar. E pela primeira vez, eu cumpri com a minha decisão. Acordei no dia seguinte, fui ao mercado comprei um monte de legumes, verduras e frutas (que eu sempre gostei, mas não consumia por pura preguiça), me pesei novamente e voltei para casa .
2012 Após meta Grupo Unicamp
                E é nessa hora meu amigo que Deus dá aquela força e eu recebi uma ligação do Grupo Pré Operatório  Bariátrico da Unicamp, me convidando a participar do grupo .
                Para esclarecer, eu havia em 2012 feito uma inscrição com o intuito de fazer a cirurgia de redução de estomago, mas confesso que fui fazer mais por incentivo da minha mãe do que por vontade própria. E no ano de 2013, fui convidada pela primeira vez a participar, só que por falta de mais emprenho e maturidade acabei pegando Meta (participávamos de encontros semanalmente com médicos cirurgiões, nutricionistas, preparador físico e psicólogo. Também  tínhamos como objetivo semanal a perda de pelo menos 100gr do peso da semana anterior.  Após a perda de 10 % do peso, éramos encaminhados para a preparação da cirurgia com exames e tal... até a realização da cirurgia. E o empate do peso ou ganho resultava na saída do paciente do grupo, que só voltaria a participar novamente desses encontros preparatórios se perdesse mais 10% da ultima pesagem ) e não esperava voltar mais .
                Pois é Brasil, estavam me convidando a começar do zero tudo outra vez e esse foi um sinal de que se eu me empenhasse com todas as minhas garras, a minha vida mudaria. E foi aí que eu comecei a minha batalha semanal com a balança, dessa vez me empenhando mais, realizando mais exercícios, me alimentando corretamente e principalmente nos horários corretos.
                E depois de dois meses, fui pra tão aguardada quinta-feira, comecei a realizar os exames pré-operatórios e aguardar ser escolhida para a cirurgia. Todo esse processo durou um mês,  aquela sensação de que talvez naquela semana eu pudesse ser a escolhida não me saia do coração. Mas como nem tudo são flores, infelizmente, a perda de peso deveria ser maior para poder ser escolhida. Dr Chain não aceitava menos de 1Kg por semana, mas como nem todas as semanas são iguais, houve vezes em que essa expectativa não era alcançada, mas graças a Deus, nunca houve perda inferior a 400g.
                3 de Novembro, faltavam dois dias para meu aniversário de 24 primaveras e já tinha até planejado uma comemoração bem simples e o mais "saudável"  possível. Era uma quinta-feira e eu já sem esperanças de operar no mês nesse mês, pois a cada semana, a perda de peso ía ficando mais difícil, o corpo já não reage tão bem aos exercícios e a alimentação restrita e isso acaba dificultando e muito essa perda.
                O médico, pontual como sempre, nos chama pra enfrentar a balança e com muita felicidade menos 1,600 Kg nela essa semana. Ao todo,  já foram 25 Kg eliminados e eu muito feliz por essa semana ter dado tudo certo. Após a pesagem começa a reunião, onde o médico calcula com o grupo o IMC e a perda de cada um,  para depois tirar o nome de quem será o sortudo da semana.
                E, logo de cara, meu nome IMC de 39,1 e o nome na lista de operados da semana. "AI MEUS DEUS,  COMO ASSIM??? EU, EUZINHA ??? NÃO PODE SER VERDADE, ALGUÉM ME BELISCA, MENTIRA NÃO PRECISA...VAI DOER".E junto com o meu nome, havia também de outras quatro pessoas que, por coincidência do destino, eram meus amigos do grupo.
                Fiquei apreensiva a princípio, pois eram muitos nomes a serem operados e talvez não houvesse salas para todos nós. Mas fiquei #plena e aquela manhã passou em um piscar de olhos.
                Depois de agendar minha internação, restava-me aguardar a ligação do hospital agendando o dia e horário em que daria entrada no hospital.  Meus queridos, eram exatamente 19:00h da mesma quinta-feira, quando recebi a tão esperada chamada com as instruções para dar entrada na internação no dia seguinte.
Amigos de grupo e internação
                E lá estava eu, no dia 04/11 às 07:00h em ponto, preparadíssima para a internação. A ficha não tinha caído ainda e isso me assustava um pouco, tanto que houve pouco tempo para fazer uma malinha básica para passar alguns dias por lá e, como tudo feito às pressas não sai muito bem feito, esqueci algumas coisinhas que meus familiares  gentilmente me levaram depois.
                Passaram-se 3 dias e junto com eles meu aniversário (não que isso me agrade, pois estamos envelhecendo), muita caminhada, alimentação regradíssima, muitas risadas e descontração por parte dos meus companheiros e isso foi o que amenizou a minha estadia no hospital e fez com que toda aquela situação se tornasse um pouco mais suportável.
                Na segunda-feira, logo de manhã nos pesaram e graças ao nosso esforço, todos haviam perdido peso e bastante, por sinal. Assim, estávamos aptos então à realização da cirurgia.
                Mas como nada na nossa vida vem fácil, houveram algumas complicações nas cirurgias anteriores a minha, o que acabou atrasando a equipe médica e não houve tempo de realizar a minha naquele dia. Ou seja, eu e mais dois companheiros tivemos que esperar mais dois dias, até a sonhada operação acontecer.
                E depois desses intermináveis dias, aconteceu o que eu por tanto tempo lutei contra e, atualmente, sonhava tanto para acontecer. O procedimento aconteceu às 15:00h e foi um verdadeiro sucesso, graças a Deus não houve nenhuma complicação. E se alguém se interessar em saber melhor como é o procedimento adotado pelo hospital, essa matéria a seguir é muito interessante:

                De agora em diante, minha principal atenção era com a recuperação, que foi muito tranquila por sinal, tive poucas dores e me mantive focada em caminhar, sempre que possível. pra contribuir nesse processo.
1º dia após a cirurgia...eu estava dormindo no caso
                Confesso a vocês que no primeiro dia do pós-operatório, me bateu aquela incerteza quanto a decisão de fazer a cirurgia, pois tudo era estranho pra mim, eu sequer havia tomado um ponto em toda minha vida, quem dirá uma anestesia geral. E vou declarar que por um momento questionei tudo. O importante foi que essas incertezas passaram rápido e, a cada dia, reafirmo que foi a melhor escolha que eu fiz na minha vida.
8 dias após a cirurgia
                Bom, pessoal, fazem alguns dias desde que eu saí do hospital e minha recuperação a cada momento evolui mais, aos poucos estou me acostumando a essa nova vida. Eu sei que haverá momentos em que não vai ser tão fácil quanto parece estar sendo, mas também sinto que a cada dia que se passa, eu descubro uma nova Bianca dentro de mim, mais feliz, mais otimista e muito mais confiante do que a Bianca de um mês atrás. Confesso também que estou achando essa nova mulher muito mais interessante que a do passado.
                Esse agora é apenas um novo começo na minha vida, muitas mudanças vão acontecer e eu espero que aconteça mesmo, eu espero estar pronta pra passar por cada uma delas com a mesma coragem que tenho agora escrevendo, enquanto compartilho com vocês uma parte da minha vida que eu sempre fiz questão de de tê-la só pra mim.
                    Acho que com as palavras que lhes trouxe hoje, muitos possam entender meus motivos, alguns quem sabe talvez possam seguir e o restante apenas respeitar.
            Só tenho a agradecer a toda equipe médica que me atendeu, pois fui muito bem assistida e atendida durante toda a internação. E gostaria de te dizer que, se assim como eu, você  tem um sonho que para muita gente parece inalcançável ou impossível... Corra atrás! Faça o seu melhor e, principalmente, acredite no seu  potencial e no quanto você é capaz. A transformação, primeiramente, acontece na nossa cabeça e o restante é apenas consequência das nossas escolhas.
             Essa foi a minha história, e espero que vocês tenham gostado tanto quanto eu curti escreve-la, e voltarei logo logo com mais novidades e menos peso rsrs.

                 E que neste novo ano que logo mais se iniciará, a vida nos surpreenda positivamente mais uma vez. Agora para finalizar segue algumas fotos da minha trajetória com a obesidade até hoje. 
Beijos e até a próxima !



Colação de Grau 8ª Série

Visita a Holambra

Ultimo dia de aula Ensino Médio 
Colação de Grau Ensino Médio
Formatura 3ª Ano


Reencontro amigas da escola

Faculdade laboratório


Colação de Grau Faculdade




Look Formatura Faculdade 2016
Baile de Formatura Faculdade Engenharia Elétrica
Duas semanas antes de começar no grupo 
Algumas semanas depois
Dia de caminhada


10/11/2016 Dia da cirurgia


Técnica Bypass com corte

Recuperação no hospital ainda





Um mês de pós operatório



Antes  e Depois 40 dias de operada

CONTINUA...



Produzido por:
Escrita: Bianca A Fonseca
Revisão: Thaís Tiemy Yamasali
Fotos: Arquivo pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário